A Tale of Time - Contextile 2022

Guimarães, Portugal
O QUE FIZEMOS

A intervenção artística site-specific que o artista Ibrahim Mahama propôs, no âmbito da Contextile 2022, integrou duas componentes de arte pública – um ano espaço interior e outra no exterior.

No espaço interior, a sua obra teve como palco a praça coberta do Instituto de Design de Guimarães. Para este local, o artista pensou uma escultura-instalação de teares de grande dimensão, apoiada na memória industrial do espaço arquitetónico que se desenvolve como uma estrutura dentro da macroestrutura da nava fabril.

Os teares, que os visitantes puderam usar, fabricam um tecido resultante da miscigenação de têxteis e da combinação de culturas, conferida pela utilização de bases tecidas de fios oriundos de Tamale, onde o artista é originário e Guimarães, onde a peça se instalou.

A Ideias Emergentes fez o projeto expositivo, tendo acompanhado desde a conceção até à execução todo o processo de produção da obra.

Após a Bienal, a peça foi transportada para o centro cultural Savannah Centre for Contemporary Art, liderado por Ibrahim, transfigurando-se de um objeto estético para utilitário, num contínuo processo da democratização da arte e de integração dos seus fluxos transacionais globais.