Memorial e Centro de Documentação Bragança Sefardita

Bragança, Portugal
O QUE FIZEMOS

O Memorial e Centro de Documentação Bragança Sefardita é um projecto de um equipamento cultural e espaço de culto que surge para assinalar a presença dos Judeus Sefarditas no centro da Cidade de Bragança.

Daqui surgiram as questões relacionadas com a concepção e organização de um espaço de culto ligado à cultura Sefardita. A partir das referências de arquitectura judaica de Bruno Zevi, Sergio Ekermen e Sergio Rujik Gomes, definimos a organização do espaço segundo eixo nascente-poente, localizando a “Arca” ou “Hejal” a nascente.

O espaço de recepção-portaria localiza-se à cota da Rua Abílio Beça, com uma entrada directa para o espaço de culto/sinagoga que se encontra à cota da Travessa dos Bispos. A partir da entrada principal faz-se o acesso aos diferentes pisos e há uma ligação visual com o piso inferior – sinagoga, com piso intermédio – galeria e balcão superior e ao piso superior onde está instalado o espaço do centro de Documentação. O espaço litúrgico localiza-se à cota inferior (Travessa dos Bispos) numa analogia às catacumbas, referência espacial ligado à essência da sinagoga.  

O espaço, emerge do chão tal como uma formação geológica que ascende verticalmente. A textura, e uma certa rudeza dos materiais interiores, aliada ao jogo dos diferentes níveis, projetam o som e o eco através do espaço. As escadas são um elemento estruturador do espaço com pontos de contemplação a partir das diferentes alturas dos patamares. Desta forma, o espaço interior é aberto e interligado fisicamente pela escada e visualmente pelos patamares, balcões e galerias dos diferentes pisos.