Espaço IMERGE 2007

Programação
Porto, Portugal
2007

L´Âme Sensible_Exposição de Nú Barreto
30 de Junho a 28 de Julho de 2007

A Ideias Emergentes produziu, fez a curadoria e apresentou no Porto uma exposição e instalação de Nú Barreto, artista guineense radicado em Paris.

A exposição construiu-se em torno de três instalações, sendo que uma delas "I Have a Dream" esteve patente na última edição da Dak’Art - Bienal de Arte Africana Contemporânea.

As duas instalações "Histoire de Passage" e "África Frustrada" foram apresentadas ao público pela primeira vez.

10 Espectáculos | 10 Mulheres
26 de Maio a 23 de Junho de 2007

Organização, produção e curadoria da exposição, resultado de um projecto de permanência e acompanhamento da realidade do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo e do trabalho desenvolvido pela artista Luísa Pinto, como voluntária.

Partindo do teatro, da encenação de mulheres que marcaram a nossa história e permanecem como ícones, desafia reclusas a assumirem a interpretação dessas figuras. O resultado materializado através da fotografia de Paulo Pimenta, confronta a encenação com o documental e escapa ao que chamaríamos imitação.

A Ideias Emergentes organizou o debate “A Produção Artística no Contexto da Intervenção Social” com a participação dos artistas, um representante da Secretaria da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos e a directora do Estabelecimento Prisional, entre outros.

(De) Formatos
14 de Abril a 13 de Maio de 2007

A Ideias Emergentes foi responsável organização, produção e curadoria da exposição colectiva. Projecto que, passando pela pintura, escultura, desenho, fotografia, instalação e performance.

A exposição colectiva reúne quatro artistas, Manuela São Simão, Pedro Marcolino, Sofia de Carvalho e Teixeira Barbosa.
Os artistas, através de narrativas individuais, aqui pretendem criar um novo e único diálogo formal num espaço mais amplo.

Estados de Quê?
11 de Março a 08 de Abril de 2007

A Ideias Emergentes organizou, produziu, fez a curadoria e montou a Exposição de Pintura de Hugo Sampaio, apresentada no Espaço IMERGE.

O artista movimenta-se em vários campos da produção artística, trabalhando como designer, fotógrafo freelancer e músico. Começa a desenvolver pintura como veículo de expressão começando a expor regularmente.

Na mesma ocasião, foram realizados dois concertos musicais. ATP Trio (Jazz) e Nuno Pinto “Covering Them”.

Ensaio #
03 de Fevereiro a 04 de Março de 2007

Produção e curadoria da Exposição do artista plástico Teixeira Barbosa, apresentada no Espaço IMERGE.